domingo, 27 de maio de 2012

À procura da felicidade, sem facilidades!

"Que será de ti Homem, se um inseto é bastante para estraçalhar-te a paz?"

Sutras, DeRose

Quantos insetos nos rodeiam à espera de oportunidade para nos sugar algo? Mas será que esses insetos nos são úteis? A minha forma de viver permite-me estar atenta a pormenores que realmente valem a pena , os que impulsionam para uma evolução positiva do ser humano. Estes pequenos insetos que naturalmente fazem parte do nosso quotidiano apenas nos incomodam quando estamos preparados para este ataque, que poderá resultar em ação furiosa e descontrolada ou ocasionar em nós ação efetiva e construtiva.

Recorrendo a esta analogia, esta picadela de inseto, poderá ser encarada como um antídoto para a um estado de inércia, que muitas vezes se socorre de um momento fulcral na nossa mudança de atitude.

Agrada-me sentir que um estado de contentamento, "santosha" de acordo com as prescrições do Yôga Antigo, apoia a contemplação visionária de um detalhe construtivo em algo que à partida nos parecia trazer inquietude e dissabores. Aumentar a consciência permite-nos ver para além do que está ao alcance da visão.

Sábio DeRose vai repetindo vezes sem conta, a necessidade de colocar em prática os conceitos... Obrigada Mestre esta minha adolescência no Método DeRose, está a trazer frutos. 

Um dia de cada vez, um segundo de cada vez...  Explorando cada momento desta vivência, como se sofregamente sentisse vontade de absorver ao máximo das dádivas que ela me oferece! Quantos pormenores ainda posso transformar em tesouros , que posso sempre partilhar. Oportunidades que posso potenciar para enriquecer o meu ser. 

Simplesmente explorando o que já tenho, permito-me contemplar ... Um pôr do sol a convite de um amigo, um sorriso de um desconhecido, a sugestão de um sábio ancião, a observação ingénua mas profunda e transparente de uma criança, as meias palavras de um adulto, o som do vento, o toque suave de um raio de sol. Vou coletando riquezas que fazem parte do meu tesouro, e que estão expostos nos pormenores.

Olho para dentro e sinto que os pormenores contam. e contam muitas histórias acerca de mim mesma, enriquecida por  todos os outros que passam pela nossa história. 

Intemporal é esta sensação de estar vivo, hoje, agora e sempre ... quero, posso e vou viver intensamente e com liberdade!

De coração aberto!

Sem comentários:

Enviar um comentário